Miceu da Cachola, uma delícia perto da Serra dos Candeeiros
Ontem resolvi ir para a zona da Serra dos Candeeiros, não para comprar candeeiros mas para visitar um armazém de sucata que tinha umas velharias engraçadas. Estava fechado, o homem tinha ido almoçar. E agora? A aldeia do Espinheiro tem uma tasquinha - o Miceu - cujos donos são muito simpáticos e a qual eu apelidei de Miceu da Cachola.
Por sorte, fui parar ao Festival Gastronómico da Cachola e da Morcela de Arroz de Alcanena.
A Cachola é, na terra da minha mãe, o prato da matança. Fiquei admirado por ter o mesmo nome, já que normalmente chega a mudar até em terras vizinhas. Comemos muito bem: morcela grelhada, uns queijinhos com algum bolor (adoro!), um bacalhau assado na brasa com segredo (alho picado e azeite muito bom), e depois veio a carne, o entrecosto frito e a dita CACHOLA.
A Odete foi a única que comeu, a receita é feita com as miudezas do porco e sangue, um petisco para quem gosta de emoções fortes. A diferença está no acompanhamento, na Carregueira acompanha só com batatas cozidas e no Espinheiro preferem com arroz branco, tudo misturado. Tem sempre mau aspecto mas é ótimo!
Resumindo, gostei bastante do restaurante de aspecto modesto com mesas corridas cobertas de oleado, uma salamandra e o churrasco na segunda sala, que foi onde ficámos, bem quentinhos. Comemos muito bem, os donos e a família são muito simpáticos.
Se um dia passar por ali, experimente!
Ingredientes
- Miudezas de porco - q.b
- Cebola - 1
- Dentes de Alho - 2
- Folhas de Louro - 2
- Azeite - q.b
- Cominhos - a gosto
- Cravo Cabecinha - a gosto
- Sangue de Porco - a gosto
- Vinho Branco - 2 copos
Instruções
Num tacho, faça um refogado com a cebola média picada, o alho picado, o louro e o azeite.
Quando a cebola estiver transparente, coloque todas as miudezas do porco (fígado, coração, bofe...) cortadas em pedaços de 1 a 2 cm, juntamente com o vinho branco e as especiarias. Deixe estufar.
Quando a carne estiver cozida, junte umas colheres do estufado no sangue, misturado com vinagre para não deixar coalhar. Misture bem e junte depois ao cozinhado, mexendo bem para o molho ficar com um aspecto espesso e cremoso.
Acompanhe com batata cozida ou arroz branco, ou faça logo de início com o arroz.
Veja a foto da receita: