Segundo alguns pesquisadores este é um prato que teve origem no Algarve, dizem que antigamente na região do sul de Portugal, se usava o aproveitamento das espinhas dos peixes na confecção de farinhas, que eram usadas depois na alimentação dos suínos. Mas este tipo de alimentação, dava um sabor estranho à carne dos animais, diziam as pessoas que a carne sabia a peixe. Diz a “lenda”, que um certo dia, uma cozinheira, teve a ideia de experimentar juntar amêijoas, na confecção da carne para que o sabor das mesmas escondesse o sabor a peixe da carne. E assim nasceu a carne de porco com ameijoas, e como os alentejanos tinham a melhor carne de porco, a moda não tardou em pegar, e até os alentejanos passaram a comer o porco do Alentejo, com um toque do Algarve!
Carne de Porco à Alentejana
- 2 lombinhos, ou 1/2kg de carne de porco cortados em pedaços
- 6 dentes de alho laminados
- 6 folhas de louro
- 2 colheres de sopa de massa de pimentão
- Coentros picados
- Sal grosso
- Azeite
Para a carne
Tempere a carne com a massa de pimentão, os alhos, o louro e o sal.
Numa frigideira com o azeite quente frite a carne em 2 ou 3 vezes, (não ponha muita carne na frigideira, porque em vez de fitar fica cozida).
Para as amêijoas
- Abri-las com à Bulhão Pato
- 1/2kg de amêijoas verdadeiras
- 4 dentes de alho laminados
- Coentros picados
- Azeite
Ponha os alhos a aloirar no azeite, a seguir junte as amêijoas e os coentros. Quando as amêijoas estiverem abertas junte à carne frita, com o molho das amêijoas, tempere com mais coentros e sirva com batata frita.