Massa à Barrão, de fazer lá por casa

77

Barrões, lembro-me há 40/50 anos dos beirões que vinham para o Ribatejo na altura das ceifas e da apanha do tomate, vinham em rancho e ficavam alojados nas herdades, traziam com eles os hábitos e a culinária que tinha de ser muito económica face aos fracos recursos que tinham. A Massa à Barrão é um desses pratos e é delicioso.

SnipImage (4)

Esta massa com cheiro a bacalhau é mais um prato em que não é preciso muita coisa para servir. Um prato muito saboroso e substancial para quem ferrava ao trabalho quando o sol nascia e voltava a casa quando o sol se punha. Se querem saber mais, como eu, sobre sobre os barrões, vejam o texto do Blog da Ribeira de Muge.

SnipImage

Também Alves Redol, escritor ribatejano em 1939 relata de forma dramática a vida desta gente no seu romance “Gaibéus”

Massa à Barrão, de fazer lá por casa

Como eram muitos lá em casa (para cima de 40) resolvi alimentar o pessoal com 5 postas de bacalhau, 3 pacotes grandes macarronete e um de cotovelinhos, na receita original o tempero era feito com salsa, eu prefiro sabores mais fortes, fiz mais uns petiscos, mas a opinião foi unânime. Estava muito bom!!!

Se não estivesse, claro, a seguir iam jantar a outro lado.

Massa à Barrão (8 pessoas)

Faça um refogado com a cebola e o azeite, junte de seguida o tomate, os alhos, o louro e o vinho branco. Quando estiver apurado deite a água do bacalhau, a massa, os coentros, a hortelã e o piripiri, deixe cozer acrescentando água sempre que necessário. Quando a massa estiver quase cozida, ponha o sal e mais 1/2l de água, deixe levantar fervura e apague o lume. Ponha mais coentros, hortelã picada e Coma!
Se não tiver bacalhau faça tudo igual, mas, sem ele, vai ver que também vai gostar.

P5110159

8E6B5251

P5110186

No dia seguinte como sobrou massa, salpiquei-a com queijo e coentros, levei ao forno a gratinar e já não sei de qual gostei mais???

Grafe e Faca Massa à Barrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Like
Fechar
© Desenvolvido por Armazém 3. Desenhado por Grafe Publicidade Copyright 2021. All rights reserved.
Fechar