Estava na Ericeira, fui à praça como de costume para comprar o peixe e os legumes. Nestes últimos anos algumas das bancadas tradicionais passaram a vender outros produtos, frutos secos, chouriços, paios, presuntos, queijos frescos e secos, plantas e frutos diferentes como morangos pequenos e saborosos, mini kiwis e desta vez tinham por lá umas baguinhas vermelhas que eu pensava serem malaguetas, mas não, afinal eram bagas de goji frescas, sem serem secas ! Acabei por comprar uma embalagem, mas, fui logo avisado para não comer mais de 10 a 14 bagas por dia.
Fiquei curioso e fui à procura, imaginem onde?🤔
No Google! Claro!!!

Bagas goji, um poderoso antioxidante
Nuno de Noronha Peso e Nutrição
Conhecido pelas propriedades anti-envelhecimento, é considerado uma das frutas mais ricas
Originário do Noroeste da China e do Tibete e usado pelos chineses há milhares de anos, faz parte dos cerca de 8000 ervas e alimentos constituintes da Medicina Tradicional Chinesa.
O Goji é um fruto constituído por pequenas bagas vermelhas, que são desidratadas ao sol ou a temperaturas inferiores a 40ºC e consumidas nas formas seca e crua. As bagas de Goji pode ser adquiridas em supermercados e ervanárias. São encontradas em pacotes e a sua utilização mais habitual é através de preparados de pequeno-almoço com outras frutas secas ou frescas.

Propriedades
Excelente fonte de proteína completa, contem 18 aminoácidos diferentes, entre os quais oito essenciais ao nosso organismo, 21 minerais, onde se destacam o zinco, cobre, ferro, cálcio, fósforo e selénio. Tem vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E, e também polissacarídeos, que contribuem para a fortificação do sistema imunitário e anti-envelhecimento.
Com propriedades antioxidantes e anti-cancerígenas, fortalece o organismo contra as doenças cardiovasculares e inflamatórias, problemas na visão, doenças do sistema neurológico e imunitário. Aumenta ainda os níveis de energia do corpo, auxilia no processo digestivo e na perda de peso. Apresenta aminoácidos que estimulam o funcionamento das células brancas até 300%, evitando o desenvolvimento de constipações, gripes ou resfriados.
São indicados em tratamentos de algumas doenças, como o cancro, tuberculose, problemas cardíacos, deficiências imunes, hipertensão, colesterol, depressão, insónia e ansiedade. Ajuda também a aliviar as dores provocadas pela menstruação e na regulação dos níveis de insulina dos diabéticos.
Como saborosos e ricos em nutrientes são aconselhados na preparação de refeições, como saladas de fruta, batidos e com cereais de pequeno-almoço. Podem ser misturados com outras frutas secas ou frescas e em chás.

Benefícios
– Protege o desenvolvimento de vários tipos de cancros;
– Atrasa o envelhecimento do corpo e aumenta a longevidade;
– Promove a energia e o bem-estar;
– Diminui a ansiedade e o stress;
– Alivia a dor de cabeça e as tonturas;
– Melhora a memória;
– Combate inflamações e a artrite;
– Auxilia na perda de peso;
– Reduz os níveis de glicose no sangue;
– Fortalece as funções do fígado e rins;
– Aumenta a libido e o desempenho sexual.
Por Sandrina Rodrigues
Consultoria: Silvana Correia, Terapeuta de Medicina Tradicional Chinesa e Clínica Harmonia dos Sentidos de Cristina Candeias.

ESTE ARTIGO FOI RETIRADO DE:
https://lifestyle.sapo.pt/saude/peso-e-nutricao/artigos/bagas-goji-um-poderoso-antioxidante