
Sorvete de Pêssego com Manjericão
Já há muito tempo que andava para comprar uma máquina de gelados. A última vez que tinha visto uma à venda foi numa loja do Chiado, em Lisboa, mas não a comprei porque custava para cima de um dinheirão – tanto que já tinha tirado a ideia da cabeça. Porém, no outro dia passei pelo ALDI da Ericeira e encontrei uma por apenas 19,90€. 19,90€?!?! Trouxe-a logo comigo, claro.
Com a máquina vinha também um livro de receitas. Estive a ler e, inspirado no Sorvete de Morango, decidi começar a inventar. Troquei os morangos pelos pêssegos e adicionei ainda umas folhas de manjericão... Delicioso!
Ingredientes
- Pêssegos - 8
- Açúcar - 200g
- Água - 150ml
- Raspas de limão - (não muito maduro)
- Limão - sumo de ½
- Sal grosso
- Manjericão
Instruções
Comecei por pôr a água ao lume com o açúcar que deixei ferver cerca de 2 minutos.
À parte, peguei em 7 pêssegos, retirei os caroços a todos e a 5 deles a casca (os outros 2 deixei-os ficar com ela). O pêssego que sobrava reservei para decorar o sorvete no final.
Depois cortei a fruta em pedacinhos, juntei-lhes as raspas de limão, o sumo e uma pitada de sal grosso. Bati tudo com uma varinha mágica até ficar em puré e adicionei à calda de açúcar já fora do fogão.
Na receita dizia para levar o preparado ao frigorífico entre 12 e 24 horas. Como estava com alguma pressa, decidi meter no congelador só 1 hora… Peguei logo na máquina e meti o creme de pêssego no recipiente de congelação (que tinha estado previamente 8 horas no congelador) e acrescentei-lhe o manjericão muito bem picado. Claro que... deu asneira! Como não cumpri as regras, percebi que não estava a ficar com a textura ideal e tive de levar o meu “quase sorvete” ao congelador por mais 5 horas.
Depois da espera, voltei a ligar a máquina e ficou maravilhoso! Cremoso, macio, suave e com um sabor incrível!
Servi-o em taças com tiras de pêssego (o tal que tinha sobrado) e umas folhinhas de manjericão para dar o toque final.