Na último sexta-feira, fui convidado pelo Instituto Cervantes e pela INTERPORC Spain a participar no Workshop de corte profissional: O Presunto Serrano de pelagem branca. Esta iniciativa era dedicada aos profissionais da hotelaria, alunos de ex-escolas de hotelaria, jornalistas especializados em gastronomia e a curiosos de cozinha.

Na data marcada, apresentei-me no nas instalações do Instituto Cervantes para a dita ação, ministrada pelo cortador profissional Sergio Bellido (um dos mais prestigiados cortadores de presunto a nível mundial e vencedor de numerosos concursos de corte).

Diploma Serrano Ham Carving Intensive Course

Além de várias técnicas e formas corretas para cortar presunto, foram-nos ensinados os sabores e características do presunto serrano espanhol, as particularidades da sua qualidade, os aspetos nutricionais, a segurança alimentar relacionada e o seu aproveitamento gastronómico. Aprendi várias coisas novas e interessantes, além de agora possuir um diploma de cortador de presunto profissional.

A Organización Interprofesional Agroalimentaria del Porcino de Capa Blanca (INTERPORC) é uma organização sem fins lucrativos que representa o sector de porco branco espanhol inteiro, incluindo a sua produção, processamento industrial e comercialização. É a organização interprofissional mais importante no sector de carnes devido ao volume de produção de carne suína no país vizinho. É importante realçar que são também uma referência no bem-estar animal, uma vez que as quintas de porcos em Espanha foram as primeiras a cumprir a 100% as regulações europeias para o bem-estar dos animais.

Mais uma experiência certificada para o meu ‘currículo’ e uma que muito me agrada, uma vez que adoro presunto, seja o nosso ou dos ‘nuestros hermanos’.