Risoto de Marisco Malandrinho
Estava na Ericeira e fui à praça para comprar umas coisas para pôr no arroz de marisco que estava a pensar fazer para o almoço do Ano Novo. Trouxe amêijoas do Japão, mexilhão da Ericeira e já tinha no congelador 1/2 pacote de gambas congeladas desde o Verão. Como éramos 6 adultos e 3 crianças, chegava perfeitamente! E sobrou.
Arroz não tinha em casa. Como eu queria um bom carolino fui à Amélia a pensar no Bom Sucesso. Azar, não havia! Bom Sucesso só tinha uma embalagem de agulha e várias para risoto e sushi. Como o arroz arbóreo do risoto tem alguma coisa a ver com o nosso carolino, trouxe 2 pacotes para fazer um arroz de marisco. E porque não? Um Risoto Malandrinho!
Ingredientes:
8 Mãos de arroz
1kg de amêijoas do Japão, abertas à Bulhão de Pato em azeite e com muitos alhos e coentros, mais 2 copos de água para aumentar o molho
1kg de Mexilhão
1/2kg de gambas pequenas descascadas com a cabeça
1 Lata de tomate
8 Folhas de louro
10 Rodelas de gengibre
Azeite a cobrir o fundo generosamente
2 Colheres de sopa de açúcar
Sal grosso
2dl de vinho branco
Água a ferver
Num tacho com o fundo coberto de azeite, aloire a cebola com o louro. A seguir junte o tomate com os alhos e o vinho branco e deixe apurar. Deite o arroz para fritar no molho do tomate e comece a acrescentar água. Vá mexendo e quando chegar a meio da cozedura junte o mexilhão com mais água, o sal e o açúcar, sempre mexendo.
Quando estiver quase cozido mas ainda rijo, deite as gambas e as ameijoas já abertas com o molho Bulhão de Pato, de maneira que o risoto fique um pouco aguado. De preferência coma logo de seguida. Não foi o caso! O Tiago chegou e em vez de comermos o risoto, estivemos cerca de meia hora à espera que Cláudia desse de mamar ao puto.
Contra a minha expectativa, o risoto manteve-se com os bagos inteiros e rijos. Como este arroz tem bastante goma, o caldo ficou bem cremoso.
Todos adoraram! Foi um Bom Sucesso!