Noutro dia (noite) tinha umas lulas guisadas acompanhadas com arroz branco. Estava-me a apetecer as lulas, mas, o arroz, nem por isso.
Fui ver que massas tinha em casa e como de costume, vários pacotes abertos, alguns quase no fim. Dava perfeitamente para fazer uma massada de lulas, assim fiz!
O que é que tem a ver fettuccine com linguini negro? Nada! Apenas o facto de eu querer acabar com uns pacotinhos com restos de massa no armário da cozinha.
Massada com lulas
Num tacho com água a ferver pus 2 mãos de massas a cozer, cinco minutos depois deitei quase toda a água fora e fui acrescentando o molho das lulas até as massas estarem cozidas, mas, ainda um pouco rijas.
Comi-as com uma das lulas. Mas, bastava a massa com o molho, estava espectacular.
Junto a receita das lulas guisadas (2 pessoas)
- 2 lulas limpas cortadas às rodelas
- 1 cebola grande cortada às rodelas
- 2 dentes de alho picados grosseiramente
- 1/2kg de tomate maduro ou tomate em lata
- 4 folhas de louro
- 1dl de vinho branco
- Azeite a cobrir o fundo
- Coentros: muitos
- Hortelã: muita
- Sal
- Piripiri
Num tacho ponha o azeite, a cebola, o louro, os alhos e o tomate, quando estiver a ferver junte as lulas e o vinho branco, mais um pouco de água e deixe guisar. Quando começam a ficar macias ponha metade dos ramos de coentros e de hortelã (que se retiram no final). A outra metade das ervas, bem picadas junte quando apagar o lume, assim como o sal.
Convêm ir acrescentando água quente durante a cozedura para ficar com molho para acompanhar cozer a massa.