Uma espécie de Lasanha (6 pessoas)

Gosto muito de Lasanha mas raramente a faço, não sei porquê. Desta vez tinham sobrado alguns bifes de cebolada, quando cheguei a casa já estavam picados, e como os putos gostam muito de massa, lá teve de ser. Não tinha muito tempo e resolvi cozer a massa primeiro para depois estar menos tempo no forno, mas, não correu bem. Pus as folhas da Lasanha uma a uma no tacho com a água a ferver e um pouco de azeite muito de seguida, sem as mexer um pouco e as folhas da massa ficaram coladas umas às outras, uma tragédia! A lasanha ia ficar horrível. Mas não. Ficou linda!!! Com a Lasanha aos bocados posta de forma completamente irregular.

 

Ingredientes:

500g de massa para lasanha cozida em bastante água com um pouco de azeite e posta na água a ferver espaçadamente.

 

Para o recheio

500g de carne de vaca picada

1 beringela cortada em pedaços grandes

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

6 folhas de louro

1 colher de chá de Noz de Moscada

2 colheres e meia de farinha

Azeite a cobrir o fundo

Leite

Sal grosso

 

Num tacho ponha a cebola, a beringela, os alhos, um pouco de água e o azeite, deixe cozinhar até a cebola ficar transparente, junte a farinha, deixe-a ferver um pouco e deite o leite com a noz de moscada, vá mexendo sempre até engrossar um pouco e reserve.

 

Para o molho

1 lata de tomate pequena

1 cebola pequena picada

1 dente de alho picado

4 folhas de louro

Azeite a cobrir o fundo

Sal grosso

Aloure a cebola com o louro no azeite, junte o tomate, o alho e o sal, deixe apurar um pouco e reserve.

 

A Lasanha:

Num tabuleiro ponha uma primeira camada de massa, a seguir o recheio com a carne, novamente massa, o recheio, mais massa e por cima o molho de tomate com o queijo. Regue com um pouco de azeite.

Leve ao forno bem quente para gratinar. Sirva com uma boa salada de alface bem temperada com vinagre, azeite e sal grosso!

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16