35 produtores europeus de vinhos de terroir, feitos numa abordagem artesanal, natural e autêntica. Vinho ao Vivo é um evento único em Portugal, para provar uma seleção excecional e singular de vinhos de terroir, numa abordagem artesanal, natural e autêntica.

 

Nesta 9.ª edição do Festival Europeu do Vinho de Terroir, vão reunir-se ao vivo 35 produtores independentes europeus que irão dar a conhecer ao público os seus vinhos. Vinhos com tipicidade, feitos com ousadia, talento e ética.
O festival decorre entre 13 e 14 de julho, das 19h00 às 24h00, na esplanada À Margem, em Belém, à beira do Tejo, onde apresentará (como todos os anos) uma programação musical de luxo surpresa, assim como gastronomia ao vivo, para acompanhar o bom vinho.
O Vinho ao Vivo pretende assim promover uma cultura vínica enquanto património humano e natural, com atores que interpretam uma paisagem a partir de um conhecimento que se constrói de geração em geração. Assim sendo, esta seleção muito especial de produtores independentes trabalham os seus vinhos com respeito pelo local de origem, pela cultura, tradição e paisagem locais.
O evento deixa o modelo nacionalista e de marcas, numa perspetiva humanista e de intercâmbio de culturas e experiências, e estabelece um diálogo entre amadores e produtores de vários países da Europa, o velho continente onde o vinho é um símbolo vivo e intrínseco da sua história.

Quem?
O Vinho ao Vivo é um evento independente, numa coprodução da garrafeira Os Goliardos e da Esplanada À Margem. Surge de uma amizade já longa entre os gerentes do À Margem, Tiago Gamboa e Pedro Vaz, com os gerentes dos Goliardos, Sílvia Bastos e Nadir Bensmail. Os bons encontros deram-lhes vontade de fazer um grande encontro anual, caloroso, aberto e festivo, de produtores apaixonados e apaixonantes.

Como?
Os produtores estarão situados no cais, mesmo em frente à esplanada À Margem. Cada participante circula de mesa em mesa de cada produtor para provar os seus vinhos, conhecer a sua história e o seu projeto. Ao longo do serão haverá concertos de música ao vivo de estilos variados, desde a música clássica, ao jazz, música do mundo. Cozinheiros de vários estilos e países prepararão ao vivo as suas especialidades.

Seleção de Produtores
Uma seleção não permanente de modo a promover a descoberta de produtores talentosos que fazem vinhos com carácter. Vinhos com qualidade, originalidade, autenticidade e tipicidade. Vinhos frescos, digestos, afirmados, consistentes. São produtores abertos que partilham uma abordagem coletiva e humanista, com uma reflexão que se quer conjunta sobre a paisagem e o respeito pela terra. São produtores independentes, maioritariamente de pequena dimensão, alguns nomes sonantes, outros desconhecidos, muitos em agricultura biológica e biodinâmica. Todos eles com talento.

Venda de Vinhos
Os vinhos da prova estarão à venda numa bancada com preços promocionais de feira. Cada participante receberá uma lista com os preços de todos os vinhos. Pode comprar e levar no dia ou encomendar durante a semana seguinte, ou levantando na garagem dos Goliardos em Campolide ou pedindo entrega em casa. Os preços promocionais duram uma
semana.  Uma oportunidade de adquirir vinhos raros e únicos em Portugal a preços muito especiais!

Cozinha ao Vivo
A esplanada À Margem terá um menu especial a propor no dia para quem queira comer, em versão mais leve ou mais abastada. Haverá igualmente gastronomia ao vivo, com cozinheiros que preparam em direto receitas da sua autoria ou produtores de iguarias feitas de modo mais artesanal que darão a conhecer ao público. A comida não se encontra incluída no bilhete. O A Margem terá a sua especialidade de leitão na pururuca, uma receita concedida pelo seu criador Luis Ney, no Brasil. Trata-se de um leitão marinado durante uma semana com um molho de especiarias e depois grelhado no momento com um aparelho especial chamado a pururucadora, tornando-o crocante e delicioso.

Música ao Vivo
A combinar com o vinho, uma seleção original, multicultural, diversa e de grande qualidade. Vinho é cultura e património e como tal deve ser enquadrado com boas notas musicais.

Vinho ao Vivo

Para mais informações, clique aqui.