Um dos pontos altos das festividades do concelho de Melgaço realiza-se nos dias 27, 28 e 29 de abril, celebrando em 2018 a sua 24.ª edição. Ao longo dos três dias da Festa do Alvarinho e Fumeiro em Melgaço, poderão assistir a sessões de showcooking com chefes de renome e provar os famosos alvarinhos.

 

Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço
Vítor Matos, Rui Ribeiro, Cristina Manso Preto e Luís Américo irão fazer sessões de showcooking.

Se gosta de gastronomia e vinhos, a Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço (FAFM) é um evento que não pode perder. O vinho alvarinho e o fumeiro tradicional da região minhota são as atrações principais deste evento que se realiza anualmente. O intuito é promover os produtos de excelência do concelho e da região demarcada dos Vinhos Verdes e a origem muito particular do Alvarinho. Um vinho conhecido e apreciado nacional e internacionalmente. As iguarias serão variadas e uma amostra do que melhor se faz nesta região minhota. Provas de produtos, jornadas gastronómicas e tasquinhas com alguns dos pratos mais típicos do concelho, fumeiro, cabrito e a lampreia são algumas das possibilidades a degustar na feira.

Vários produtores de alvarinho, fumeiro e produtos locais, reúnem cuidadosamente as potencialidades, as riquezas e as especialidades do mundo rural, permitindo construir uma oferta integrada e completa para os visitantes que procuram um contacto mais pessoal com um território de excelência.

História

Nascida em 1995, a Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço começou por se apresentar como uma mostra de produtos locais para as populações locais. Com o passar dos anos e como os dados demonstram inequivocamente, esta feira tornou-se numa festa de relevo nacional. Reconhecendo o seu mérito, em 2009, o Turismo de Portugal reconhece a FAFM pelo seu ‘Interesse para o Turismo’.

Todos os produtores de alvarinho e de fumeiro do concelho marcam presença na Feira. Com o desenvolvimento de uma promoção adequada e a algumas parcerias importantes, a FAFM é hoje um evento incontornável das festas gastronómicas do país, atraindo pessoas dos diversos pontos do território nacional e também um grande número de espanhóis, sobretudo da vizinha Galiza.

A Festa conta atualmente com a participação de produtores de Vinho Alvarinho da Sub-Região de Monção e Melgaço e com produtores locais de fumeiro, para além de reservar outros espaços dedicados à gastronomia, ao artesanato e a outras iniciativas turísticas locais.