Lagoa é uma aldeia em Trás-os-Montes, perto de Macedo de Cavaleiros, distrito de Bragança. Terra pequena mas de grande gente! Gente que, a falar, deixa qualquer Lisboeta de cara à banda, impressionado com tanto palavrão. Eles adoram alhos! Ele é alhos para a esquerda, ele é alhos para a direita, um fartote, num português correto, à maneira antiga.

DSCN1360

Uma delas, a Ti Luísa, é pessoa famosa na região e em Portugal através das televisões, que a convidam para opinar nos seus programas.

DSCN1389

DSCN1406

Mulher já com alguma idade, lê e fala sobre qualquer tema, desde os clássicos da literatura, à política, à culinária e, claro, àquilo que desde menina aprendeu a fazer e que faz muito bem, o pão!

DSCN1377

E como não podia deixar de ser, a arte de dominar o forno de lenha onde, além de cozer o pão, assa o cabrito, o leitão, o borrego e tudo o que lá couber.

DSCN1342

DSCN1350

Da última vez que lá fui ao pão, estivemos à conversa mais de uma hora, até o pão estar pronto, enorme, quente e a ferver, acabado de sair do forno. Devorei-o logo de seguida com manteiga em casa da Ana. Uma desgraça saborosa para a dieta.

DSCN1398