Cavacas de Resende, um doce ensopado de doce!

2.1K

Ainda de Resende, fiquei a conhecer as belas Cavacas de Resende. São assim como um Pão de Ló ensopadas numa calda de açúcar, com uma cobertura branca também de açúcar, como já perceberam não são nada doces.

Junto uma pequena descrição da origem retirada do site do Município de Resende, assim como a receita, que das que vi, me pareceu a mais gulosa.

Origem

Sobre a origem deste precioso doce não há registos, no entanto, existe uma lenda que defende o seguinte: na Idade Média, uma senhora que residia em Vinhós preparava a boda de casamento da sua filha e confeccionou o bolo de noiva, entretanto, o casamento teve de ser adiado devido a uma peste que estava a assolar o concelho e, dadas as parcas possibilidades económicas, a senhora viu-se obrigada a conservar o bolo até á data do casamento, pelo que retirou a parte de cima daquele e molhou a parte restante numa calda de açúcar que lhe restituiu a frescura e fez as delícias de todos os convidados.

Confecção
Esta delícia da doçaria tradicional, conhecida desde tempos imemoriais, ainda é feita, por regra, à moda antiga, mexida à mão e cozida nos fornos alimentados a lenha, tal como faziam no tempo dos nossos avós.

A Cavaca, que mede cerca de 5 cm de comprimento por 2,5 cm de largura e 2 cm de espessura necessita para a sua confecção de apenas três ingredientes: ovos, farinha e açúcar. A receita para 12 cavacas é a seguinte:

Cavacas de Resende

Ingredientes:

  • 8 ovos e 7 gemas
  • 750 gramas de açúcar
  • 280 gramas de farinha
  • Manteiga q.b (para untar o tabuleiro)

Introduza os ovos inteiros e as gemas num alguidar. Acrescente 250 gramas de açúcar e bata muito bem até obter um preparado branco e espumoso. Junte-lhe a farinha e bata até a massa ficar bem ligada e homogénea. Deite-a num tabuleiro de bordos altos bem untado e leve a forno brando para cozer. Entretanto, faça uma calda em ponto de espadana com o restante açúcar e 2 dl de água. Uma vez a massa cozida, vire-a sobre um guardanapo e deixe-a arrefecer. Corte-a depois em rectângulos de 5 cm de espessura, passe-os pela calda de açúcar e farinha e deixe-os secar sobre uma grade.

Grafe e Faca Cavacas de resende

Se tiver dúvidas veja este filme da Porto Canal sobre as Cavacas feitas na oficina de artesanato da Santa Casa

http://www.cm-resende.pt/3231

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Like
Fechar
© Desenvolvido por Armazém 3. Desenhado por Grafe Publicidade Copyright 2023. All rights reserved.
Fechar