Almoço na Roça do Chef João Carlos

166

Ao terceiro dia fomos conhecer o Norte da Ilha, desta vez com outro guia, o Cau tinha arranjado um compromisso para este dia e depois de muitas desculpas lá nos convenceu a viajar com outro. Não tinha nada a ver! Não dá para comparar. Muito bom rapaz mas faltava-lhe muita bagagem.

Saímos às oito do hotel e andamos, andamos, andamos! O guia não passava dos quarenta.

A cidade do norte é Portalegre, uma terra pequena com praias lindíssimas, estivemos na Praia da Jalé, com umas boas ondas, com muita corrente, com um Sítio do Manel onde dizem se come um bom peixe.

Depois fomos a outra praia mais calma onde tomei banho, a água não estava fria, mas também não estava quente, não percebi, estamos no Equador!

Seguimos para almoçar na Roça do João Carlos, o Chef dos programas de culinária na televisão(“Na Roça com os Tachos”). O espaço é grande e muito bonito, bem decorado, com muita cor, as mesas bem decoradas, ao fundo dois fogões a lenha a funcionar, perto estava o Chef a empratar as muitas comidas que foi servindo ao longo do almoço.

Um autêntico banquete acompanhado com a poesia do Mestre que se desdobrava em contar estórias suas e dos pratos que ia servindo. Um  Luxo!

Destaco pelo insólito, uma sobremesa com Mel da Ilha que tivemos de comer à pressa. As abelhas vieram com o cheiro do Mel e partilharam connosco o doce.

E lá voltamos para S. Tomé, ainda passamos por um resort com vista para o Ilhéu das Rolas, com habitações em madeira mesmo em cima da praia, gostei!

No regresso a quarenta em vês de música da terra, quando demos por nós estávamos a ouvir uma missa da igreja de Maná.