Torta folhada de requeijão
A Olga tinha-me falado numa torta que a mãe faz com massa folhada, queijo fresco e mel. Eu comprei a massa folhada congelada e fiz como mandava na embalagem, deixei-a a descongelar de um dia para o outro. O resto não fiz nada como a receita da mãe da Olga!
Ingredientes:
1 Embalagem de massa folhada descongelada e estendida com um rolo, numa tábua polvilhada com farinha
2 Requeijões da Montiqueijo desfeitos com um garfo
1 Mão cheia de nozes partidas pequenas
4 Colheres de sopa de nozes partidas maiores e fritas em manteiga
3 Claras batidas em castelo com 4 colheres de açúcar
1 Colher de chá de sal grosso
Num recipiente, envolva as claras batidas com o açúcar, o requeijão, as nozes e o sal. Na massa estendida, deite o preparado aos poucos e vá enrolando. No final, corte os cantos para ficar mais bonita.
Leve ao forno a 180 graus até estar bem cozida.
Ovos moles:
3 Gemas
8 Colheres de sopa de açúcar
6 Colheres de sopa de água
Numa frigideira pequena deite o açúcar e a água. Deixe ferver até a calda cair da colher, formando um pingo.
À parte, bata as gemas e vá acrescentando a calda às colheradas. Depois de um pouco arrefecida, mexa bem com um garfo cada colher que junta.
No final volte a colocar na frigideira em lume lento até engrossar, para ficar com a consistência dos ovos moles.
Ponha a torta num tabuleiro, cubra com o creme das gemas e decore com as nozes passadas por manteiga.